sexta-feira, 12 de junho de 2009

12 de junho: Dia do Correio Aéreo Nacional

Em 12 de junho de 1931, decolava do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, o biplano Curtiss Fledgling K-263 com destino ao Campo de Marte em São Paulo. A bordo, os Tenentes Nelson Freire Lavénère Wanderley e Casemiro Montenegro Filho que, sem localizar esse aeródromo devido ao avançar do crepúsculo, realizaram o pouso no Jockey Clube Paulista da Moóca, completando a pé sua missão de fazer chegar o malote com duas cartas à sede dos Correios e Telégrafos, localizado no centro da capital paulista.

Inaugurava-se, assim, o Correio Aéreo Militar, que mais tarde, ao se fundir com o Correio Aéreo Naval, no ano de 1941, deu origem ao Correio Aéreo Nacional (CAN), que levou o desenvolvimento aos mais longínquos rincões deste país de dimensões continentais, contribuindo, assim, para a colonização e a expansão para o interior do Brasil.

Em sua história, o CAN operou vários tipos de aeronaves, como o C-47 (versão militar do DC-3), Catalina, Avro C-91, Buffalo e, atualmente, os modernos jatos C-99 (versão militar do EMB-145).

Curtiss Fledgling

Nenhum comentário: