quarta-feira, 12 de outubro de 2022

As funções de um Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC)

Quando um passageiro irá fazer uma viagem de avião, antes de embarcar na aeronave, deve o mesmo ser submetido aos procedimentos de inspeção de segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita, para que não esteja portando em seu corpo, ou em seus pertences e/ou bagagens de mão, qualquer item proibido para acesso à uma área restrita de segurança.

O principal canal de inspeção a que um passageiro será submetido antes de acessar uma área restrita do aeroporto e, consequentemente, embarcar numa aeronave, é aquele existente num local que antecede à sala de embarque.

Neste local, há vários procedimentos a serem seguidos e que serão realizados por um Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC), que exerce um total de 7 (sete) funções de inspeção e cujas características serão descritas a seguir.

APAC FUNÇÃO I – CONTROLE DE FLUXO: controla e orienta o fluxo de pessoas que serão inspecionadas, além de observar se há algum comportamento suspeito na fila de passageiros. Solicita que os passageiros coloquem seus pertences de mão nas bandejas e bagagens de mão na esteira do equipamento de raio-x e atende passageiros com necessidades especiais e os que não podem ser submetidos à inspeção através do pórtico detector de metais (PDM) ou escâner corporal, como os portadores de marca-passo ou implante coclear.

APAC FUNÇÃO II – INSPEÇÃO DE PESSOAS: realiza a inspeção nas pessoas que não podem ser submetidos à inspeção através do PDM ou escâner corporal através da busca pessoal, procedimento este que também será realizado no passageiro que for selecionado aleatoriamente pelo PDM. Também monitora atentamente o PDM, garantindo que uma pessoa passe pelo equipamento sem disparar qualquer alarme.

APAC FUNÇÃO III – INSPEÇÃO MANUAL DE PERTENCES DE MÃO: quando o aeródromo não dispuser do equipamento de raio-x, este APAC irá verificar todo o conteúdo da bagagem de mão do passageiro antes de permitir o seu acesso à sala de embarque. Também realiza inspeção na bagagem de mão, quando a imagem do equipamento de raio-x detecta um item proibido ou quando há dúvidas com relação à imagem do objeto.

APAC FUNÇÃO IV – RAIO-X: observação das imagens das bagagens e pertences de mão através de um equipamento de raio-x

APAC FUNÇÃO V – INSPEÇÃO ATRAVÉS DE ETD: inspeção de pessoas e pertences de mão através de um equipamento chamado ETD (Explosives Trace Detectors – Detector de Traços Explosivos)

APAC FUNÇÃO VI – SUPERVISÃO DE MÓDULO DE INSPEÇÃO: é o APAC que exerce a função de garantir o correto cumprimento das normas e procedimentos num canal de inspeção, auxiliando os demais APACs nas suas funções, dirimindo dúvidas e gerenciando conflitos.

APAC FUNÇÃO VII – INSPEÇÃO DE VEÍCULOS: veículos que acessam as áreas restritas de segurança de um aeroporto devem ser submetidos à inspeção, bem como os seus ocupantes. O APAC verifica minuciosamente todo o veículo e realiza inspeção em seus ocupantes nos mesmos moldes a que um passageiro está submetido.

Vê-se que um APAC realiza um gama enorme de funções e atribuições muito importantes na segurança da aviação civil


Nenhum comentário: