segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

DICAS PARA NOVOS PILOTOS

Antes de tudo, querer sair por aí como os pássaros é um misto de sonho e loucura. Se você se vir atacado um dia por este incontrolável desejo, aconselho-o a tomar um dos possíveis caminhos: procure uma boa escola de pilotagem ou um bom psiquiatra (a segunda opção parece mais econômica!) e vá em frente.
  • Esqueça tudo o que você aprendeu sobre empuxo e arrasto, sustentação e gravidade. O que faz um avião voar é dinheiro.
  • É bem melhor estar aqui em baixo desejando estar lá em cima do que estar lá em cima desejando estar aqui em baixo.
  • A hélice é simplesmente um grande ventilador em frente ao avião para manter o piloto frio. Quer uma prova? Quando ela para, o piloto imediatamente começa a derreter-se de suor.
  • Se você tiver de enfrentar um pouso forçado noturno, ligue os faróis para ver a área de pouso. Se você não gostar do que está vendo, desligue os faróis.
  • Velocidade é vida, a altitude é a segurança da vida. Ninguém até hoje colidiu com o céu.
  • Lembre-se sempre que você pilota com a cabeça e não com as mãos. Nunca permita que o avião leva você a algum lugar onde seu cérebro não tenha chegado cinco minutos antes.
  • Nunca solte o avião para pegar o microfone. O avião voa de acordo com os princípios descobertos por Bernoulli, não por Marconi.
  • Pairar no ar é para pilotos que gostam de voar e não tem para onde ir.
  • A única situação em que você pode achar que tem combustível demais é quando há um pequeno princípio de incêndio.
  • Voar é a segunda maior emoção conhecida pelo homem. Pousar é a primeira.
  • Todo mundo sabe qual a definição de um bom pouso: é quando você pode sair dele caminhando. Mas pouca gente sabe a definição de um ótimo pouso: é quando, além disso, você pode usar o avião outra vez.
  • A probabilidade da sobrevivência é proporcional ao ângulo de chegada.
  • Voar não é perigoso. Perigoso é cair.
  • Acredite no seu instrutor, mas mantenha sempre seu cinto apertado.
  • Um avião pode desapontar um piloto, mas não pode surpreende-lo.
  • Decisões acertadas vêm com a experiência, e experiência vem com decisões erradas.
  • Existem três regras simples para fazer um pouso macio. Infelizmente ninguém sabe quais são.
  • Pior que um comandante que nunca foi co-piloto é um co-piloto que já foi comandante.
  • Os passageiros preferem comandantes antigos a aeromoças novas.
  • Um piloto é uma alma confusa que fala sobre mulheres quando está voando e sobre vôo quando está com mulheres.
  • Tente manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
  • Decolar é opcional. Pousar é obrigatório.

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